terça-feira, 13 de abril de 2010

E com vocês: ALCINÉA CAVALCANTE!




Por ti

Gosto de ser assim

- livre

Sem relógio

sem telefone

sem hora de partir

ou de voltar


Gosto de ser assim

- livre

de não dizer

estou aqui

vou ali

irei acolá


Gosto de ser assim

- livre

sem hora marcada

pra dormir

acordar

comer

passear, cantar

trabalhar.


Mas se me quiseres

compro um relógio

e um celular

organizo o tempo

e até aprendo a cozinhar.

(Alcinéa Cavalcante)


Fiquei encantada com a mensagem que esse poema me trouxe. A interpretação que tenho é de que o amor supera impressão de liberdade ou desculpa de independência. Isso pode até soar estranho vindo de mim, que sou uma pessoa que preza bastante o valor da autonomia, mas vou explicar: pra muita gente o "eu" está acima de tudo. Sempre o trabalho e o estudo devem vir primeiro e os sentimentos, principalmente de romance, ficam em segundo plano, pra depois ou quando der, se der.

Acho que é uma ilusão de independência porque no fundo, no fundo, todo mundo quer ter alguém pra compartilhar sua vida, um amor que lhe faça livre justamente por lhe manter “preso”. E por mais que alguém bata o pé, dizendo que pra si o primordial é sua privacidade e liberdade pra poder fazer o que lhe der na telha, quando onde e como, certamente um dia esse alguém vai olhar pros lados e perceber que falta algo: dividir pra multiplicar.

E quando essa consciência chegar, aí é correr pro abraço, reconhecer o tempo perdido e tentar reverter o prejó. Mesmo porque "sempre existe um sapato velho pra um pé cansado".

Quando o amor bate na porta a gente da um jeito, acha o tempo que antes não tinha, muda pra melhor e cresce espiritualmente. Isto quando é amor, porque quando é insanidade o amante passa a querer ser o amado, controlando as atitudes (e até a vontade!) deste. Não, o amor é uma prisão que liberta e nos da asas pra voar com o pé no chão, mas com a auto-estima no céu! Acredito na autonomia trazida pelo amor, ele que constrói e da suporte pra felicidade.

Estou falando especificamente do amor-romance (né, Rodrigo? rsrsrs), mas vou aproveitar pra também manifestar meu carinho pelos meus amores família e amigos - papai, mamãe, mãezinha Dica, mano, demais parentes especiais e amigos do coração: AMO VOCÊS! OBRIGADA POR ME FAZEREM LIVRE E FELIZ, coladinha no nosso sentimento.

(Pra constar: consegui a imagem que ilustra este post através do google. Está no www.carpe-dream.blogspot.com)

Beijos e fiquem com Deus! Nath


2 comentários:

  1. Oi Nathália,
    me envaidece muito ver um poema meu publicado no seu excelente blog.
    Muito obrigada.
    E viva o amor!

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem? Você tem telefone para que possamos nos falar sobre outros assuntos além do seu blog é claro. Breno

    ResponderExcluir